Banner Municipio ijui
logomenu
Institucional
Publicada em 31/05/2012.

METODOLOGIA

A metodologia de ensino-aprendizagem aplicada no Ijuí Pró-Vôlei está sustentada no mini-voleibol. Todo método deverá auxiliar e facilitar o ensino - aprendizagem, bem como preparar o iniciante para a sua possível integração aos níveis de treinamento. Nessa perspectiva as aulas seguem uma orientação didático-pedagógica que tem como objetivo desenvolver o ensino do voleibol a partir de uma seqüência pedagógica de conteúdos técnicos e táticos por faixa etária e nível de aprendizagem dos iniciantes. 

O vôlei, por suas características de não poder reter a bola, número determinado de ações, coordenação motora elaborada, penalização da equipe por erro de fundamento; torna-se um desafio aprender jogar. Portanto, diante da lógica do jogo do voleibol, faz-se necessário realizar adaptações de regras, estrutura física (tamanho da quadra), material (altura da rede, postes), tamanho da bola, para que a criança goste do voleibol e aprenda, respeitando o desenvolvimento motor, cognitivo e psicológico do iniciante.

Dessa forma, a metodologia de ensino - aprendizagem - treinamento do voleibol utilizada no Ijuí Pró-Vôlei é a Estrutura Funcional do Jogo, que se caracteriza por desenvolver diferentes processos cognitivos inerentes à ação tática através da integração dos diferentes processos cognitivos (tomada de decisão, percepção antecipada, etc), de forma incidental.

Ao aprenderem as técnicas do voleibol, os iniciantes tem a necessidade de praticá-las, porém em um jogo 6 x 6, o número  baixo de toques na bola e as grandes dificuldades na construção e continuidade das jogadas se tornam frustrantes para o iniciante. A progressão pedagógica da Estrutura Funcional de Jogo no mini-vôlei compreende a seguinte evolução: Estrutura 1X1, Estrutura 2x2, Estrutura 3x3, Estrutura 4x4. 

Aliado a metodologia da Estrutura Funcional de Jogo, também é utilizado o método analítico-sintético, que se caracteriza, principalmente, pelo processo de ensino-aprendizagem realizado em partes, em etapas, com exercícios que apresentam uma divisão dos gestos, das técnicas, da ação motora em seus mínimos componentes. 

Portanto a metodologia de ensino utilizada no Ijuí Pró-Vôlei privilegia fundamentalmente o jogo, e o aprender jogando é a maneira mais divertida e motivadora para a criança e adolescente desenvolver.

 

 

<< voltar
Parceiros
Links Legais
Newsletter