Banner Municipio ijui
logomenu
Notícias do Esporte
Publicada em 13/07/2016.

O voleibol é o esporte brasileiro mais vitorioso

Geração campeã em Atenas 2004 foi absoluta no cenário internacional
Geração campeã em Atenas 2004 foi absoluta no cenário internacional

Com 20 medalhas nas modalidades de quadra e praia, é o carro chefe do TIME BRASIL RIO 2016

O fato do voleibol de quadra ser uma modalidade coletiva, concorrendo por apenas duas medalhas (masculino ou feminino) em cada edição dos Jogos Olímpicos, e o voleibol de praia ter sido incluído no programa olímpico somente a partir dos Jogos de Atlanta/1996, consolida ainda mais o protagonismo do voleibol como ESPORTE OLÍMPICO N.°1 DO BRASIL, a frente do futebol e de outras modalidades esportivas que concorrem por medalhas em diversas categorias, como o judô, a natação, a vela e outras.

VÔLEI DE QUADRA

O vôlei já rendeu ao Brasil nove medalhas olímpicas, das quais quatro foram de ouro, duas conquistadas com a Seleção masculina (em Barcelona-1992 e em Atenas-2004) e as outras com a Seleção feminina (em Pequim-2008 e em Londres-2012). O país acumula, ainda, três pratas com os homens (em Los Angeles-1984, em Pequim-2008 e em Londres-2012) e dois bronzes com as mulheres (em Atlanta-1996 e em Sydney-2000).

Assim, a modalidade produziu, dos 60 campeões olímpicos brasileiros em todos os esporte, 40 atletas. Desse total, apenas oito têm duas medalhas de ouro no currículo. São eles: Giovane e Maurício, entre os homens, e Fabi, Fabiana, Paula Pequeno, Jaqueline, Sheilla e Thaísa, entre as mulheres. Das quatro conquistas douradas do Brasil nos Jogos, o técnico José Roberto Guimarães só não comandou a equipe em uma: em Atenas-2004, quando Bernardinho foi o técnico do time masculino. Assim, Zé Roberto é o único brasileiro com três ouros olímpicos no currículo e único treinador em todos os tempos a ter levado um time masculino e feminino ao topo do pódio nos Jogos.

VÔLEI DE PRAIA

As virtudes das praias brasileiras não ficam restritas às paisagens que o país tem a oferecer. Nas areias, os atletas exibem habilidade, garra e foco, algumas das características que foram determinantes para a conquista de 11 medalhas em apenas cinco edições dos Jogos Olímpicos. Foram dois ouros, seis pratas e três bronzes. Ao todo, 12 mulheres e seis homens subiram ao pódio no vôlei de praia para representar o Brasil.

A primeira medalha de ouro foi conquistada no mesmo ano em que o esporte passava a integrar o programa dos Jogos Olímpicos. Jacqueline e Sandra foram as melhores em Atlanta-1996 e deram início às vitórias brasileiras no vôlei de praia, prenunciando nomes como Emanuel, três vezes medalhista olímpico, tendo faturado o ouro em Atenas-2004 ao lado de Ricardo.

Experientes e com muitos títulos na bagagem, os atletas do vôlei de praia são esperanças de mais medalhas para o país nas areias da capital fluminense em 2016.

<< voltar
Parceiros
Links Legais
Newsletter